Gestão de crise: use a aproximação e o relacionamento com o cliente a seu favor

Com a crise provocada pelo coronavírus (Covid-19) na economia, muitas empresas viram a internet como uma aliada muito importante para os negócios, muitas vezes, sendo a única alternativa para muitos deles. O fechamento do comércio e as medidas de isolamento social adotadas acertaram em cheio muitos negócios. O momento pede aproximação com o cliente e uma análise dedicada do cenário.

Listamos duas dicas importantes para as suas estratégias digitais para o momento. Confira.

1. INVISTA EM CONTEÚDO DE APROXIMAÇÃO MARCA X CLIENTE

As pessoas, assim como eu e você, estão cercadas de incertezas. Ajude essas pessoas a levarem o momento atual da forma mais leve possível. Encha o seu perfil de conteúdos relevantes ao seu mundo e que, de alguma maneira, entretenha o público com a sua marca.

Faça lives interessantes falando sobre assuntos relacionados ao seu business. Se você for uma loja de música, por exemplo, chame um artista regional para pockets shows, dê dicas de aperfeiçoamento em determinado instrumento, ofereça rotinas de estudo para tornar a quarentena mais produtiva. Enfim, incentive o seu público a continuar se relacionando com você, porque quando as pessoas começarem a retomar as suas rotinas, você será o primeiro a ser lembrado.

2. O RELACIONAMENTO DE AGORA É A VENDA DO FUTURO

Tire agora a ideia da sua cabeça que venda nenhuma acontece nesse período. Elas, com certeza, diminuem a frequência, mas continuam acontecendo. Identifique o seu produto com mais possibilidade de negócio e coloque-o em evidência.

Mas, acima de tudo, construa um relacionamento pensando no futuro.

Se você vende um produto, continue com as estratégias do item 1. Mas, se você oferece um serviço, lembre-se: as pessoas ainda vão continuar precisando deles (salvo em raras ocasiões).

Sei que pode parecer angustiante e sem perspectiva, mas não caia na besteira de pensar tudo a curto prazo. Projetos menores tendem a vender mais fácil, mas você precisa continuar vendendo aquilo que te traz mais liquidez e volume de dinheiro, certo?

Continue alimentando o seu lead (o seu público) sobre as suas competências, devendo inclusive relacionar ao novo momento em que o mundo vive, e encurte o caminho e a curva de aquisição quando a economia começar a crescer novamente.

Gostou deste conteúdo? Clique aqui para conferir todos os artigos do nosso blog.


Você também pode gostar

Reuniões on-line: 9 aplicativos para otimizar suas apresentações

Diante da necessidade do isolamento social, muitos setores do mundo corporativo precisaram adotar a prática do trabalho em casa – o famoso home office já executado por muitos – para o seguimento das atividades. No Brasil, boa parte dos profissionais utilizam o WhatsApp e os seus grupos como principais formas de comunicação entre diferentes equipes […]

Leia Mais

Trabalho em equipe no home office: conheça as 8 melhores ferramentas

Com a chegada da pandemia do coronavírus (Covid-19), grande parte do mundo corporativo não estava preparado para a crescente onda de home office. A tendência do trabalho remoto, presente em algumas empresas, ainda não era uma realidade e nem cogitada por muitas organizações.  A obrigação do home office para garantir o funcionamento das empresas em […]

Leia Mais